Pode contar com a festa

Saiba como planejar a celebração do primeiro ano do seu filho com economia e sem desperdícios

5 a 8 meses

Finanças

Nem parece que passou tão rápido, mas logo seu bebezinho completará um ano de vida. Data tão especial que merece ser comemorada com a família, com os amigos, os colegas de trabalho e todos que acompanharam a gestação e as primeiras descobertas do bebê.

Você começa a fazer uma lista de convidados e percebe que seu bebê, tão pequeno, já tem fila de fãs. Aí começam as preocupações com a conta da festa. Afinal, você quer fazer bonito nesse momento que ficará guardado nas fotos e compartilhado nas redes sociais para todo sempre. E agora? Como celebrar sem estourar o orçamento? Aí vão algumas recomendações:

Planeje: A palavra-chave para ocasiões especiais com data prevista é sempre a mesma: planejamento. Comece a pesquisar e poupar dinheiro pelo menos quatro meses antes da festa. Assim você compra com antecedência, aproveita as promoções, evita a inflação e curte o momento com mais tranquilidade.

Escolha um padrão de festa que caiba no seu bolso: Evite comparações com festas de amigos, colegas da escolinha ou parentes mais abonados. Faça uma festa que combine com seu padrão, sua verba disponível e seus valores pessoais. O momento precisa ser inesquecível, mas a conta não.

Aproveite os espaços públicos: Ocupar praças e parques para celebrar momentos especiais voltou à moda. Que tal um piquenique ao ar livre? Há muitos espaços públicos que oferecem estrutura para festas, como mesas, banheiros e playgrounds. Lembre-se de consultar a previsão do tempo antes de marcar a data.

Volte às origens: Lembra como eram divertidas as festas da sua infância? Não havia buffets, salões especiais ou mesas com personagens motorizados. As pessoas simplesmente se reuniam na garagem ou no quintal, organizavam brincadeiras como pinhata, dança das cadeiras ou rabo do burro. O bolo e os docinhos eram feitos em casa mesmo. Todos ajudavam a preparar, servir e limpar a casa. Que tal reunir as avós e tias do seu bebê para relembrar os velhos tempos e preparar sua festa?

Festa americana: Outro hábito do passado que está voltando à moda é a festa americana, onde cada convidado traz um prato doce ou salgado e uma bebida. Você pode pedir que eles colaborem com itens para a própria festa ao invés de encher seu bebê de brinquedos que ele nem vai aproveitar tão cedo. Ou então, pode criar uma vaquinha virtual para os convidados colaborarem com quantias em dinheiro que você usará para comprar itens ou contratar serviços para a festa. Acesse Vakinha e celebre.

Foco na experiência: Pense na festa dos seus sonhos, mas concentre o foco na experiência que você deseja proporcionar às pessoas. Como você gostaria que seus convidados se sentissem e aproveitassem esse evento? Que sensações você gostaria que seu filho experimentasse durante a festa? Mais do que adereços caros ou brinquedos futuristas, uma boa festa infantil precisa ter segurança, acolhimento e alegria. E esses atributos não custam quase nada.

Use a criatividade e aposte na simplicidade para celebrar esse momento sem excessos, mas com alegria e muita economia.

 

Dicas:

Em São Paulo, um bom espaço para festas infantis é o Parque da Independência, com praça de eventos, mesas, banheiros e playground. Procure em sua cidade espaços com essa estrutura.

No site Climatempo, você pode pesquisar as condições climáticas previstas para o dia da grande festa.

Seja amiga do meio ambiente e providencie coleta seletiva dos resíduos da sua festa. Saiba mais aqui.

Artigos Relacionados

As lembranças na maternidade e a saída com o bebê

Com baixo custo, é possível preparar mimos para dar a quem visitar o recém-nascido. E é importante ter reservado o dinheiro para ir à maternidade e voltar em uma emergência.

Orçamento sem crise

A família aumentou e a conta do supermercado subiu? Veja propostas para economizar com as compras do dia a dia.

A arte de pedir e receber

Do chá de fraldas às tarefas do dia a dia, aprenda a aceitar o apoio de amigos e familiares para receber seu bebê com tranquilidade e economia.